segunda-feira, 11 de junho de 2007

Crimes na internet versus liberdade!

Sem dúvidas a internet trouxe valores muito importantes para a sociedade moderna e foi uma das maiores ferramentas na contrução da globalização."São valores de liberdade de expressão, liberdade de conexão, de participação”, afirma Getschko.
Mas infelizmente a sociedade vivencia um momento preocupante, a liberdade de expressão tornou-se crminalidade na rede.Por isso formou-se a discução, é necessário reduzir a liberdade de expressão na rede ou criar novos valores, mais sólidos de ética?
Para Getschko(diretor do Núcleo de Informação e Coordenação do NIC.Br), "a única forma de se evitar a criminalidade na internet é punir os crimes imediatamente após constatados. “A única forma é punir os crimes assim que eles ocorrem para desestimular a incidência de mais crimes”.
Existem projetos de lei para tentar controlar a situação, e até pressão sobre os servidores e sites de busca para fornecer informações sobre atos criminosos na rede.
A Polícia Federal paulista quer obrigar a filial brasileira do Google a oferecer os dados de comunidades e perfis criminosos encontrados no site do Orkut.
Segundo uma pesquisa realizada pela organização SaferNet, o Orkut é o campeão de denúncias no Brasil de crimes de pedofilia e de ódio na internet.
A autoregulamentação da internet tem como objetivo:" fazer com que os provedores de acesso se comprometam especialmente com questões de segurança, com o combate à pedofilia e ao racismo. “Na esfera de segurança, a idéia é propor que os provedores mantenham os ‘logss’ dos clientes armazenados por três anos para estabelecer um padrão e possível identificação”. Hoje, iniciativas semelhantes já acontecem, mas são individuais para cada provedor. E isso dificulta o acesso da polícia às informações criminosas.
É muito triste dizer que é necessário perder um pouco da liberdade em prol de um bem maior, que é o acesso à internet, maior veículo de comunicação em massa do mundo.Vai ai uma dica, cuidado com comunidades preconceituosas, racistas ou que fazem apologia ao crime ou uso de drogas. A partir de agora você será vigiado e corre o risco de pagar caro por uma piadinha racista na internet.É melhor usar o bom senso, do que perder literalmente a liberdade!
O NIC.Br é uma organização sem fins lucrativos, coordenada pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira. Ela é responsável por cuidar dos registros brasileiros, ou seja, de tudo o que está na internet registrado com o “ponto br”.
fontes:

Nenhum comentário: