segunda-feira, 16 de abril de 2007

Imersão, avatar e ciborgue.















imagem retirada do end: http://www.cyberpunkreview.com/movie/decade/1990-1999/battle-angel/


Para entender esses temas foi necessário pesquisa e anotações em sala de aula,são temas interessantes, atuais e acredito q todos queriam se interar.
O termo avatar derivado do latim immersione; s.f., ato ou efeito de imergir; mergulho.
É a forma de batismo caracterizada pela imersão total em água, adotada por algumas das igrejas cristãs especialmente, dentre as chamadas protestantes ou evangálicas em especial pelos batistas que desde 1642 adotaram essa prática.
Há também uma definição publicitária para imersão: "Imersão tem relação sinérgica com fidelidade do público: quanto mais imersão, mais fidelidade e vice–versa. Cliente fiel é mais que consumidor, ele defende a marca." Se uma campanha publicitária é capaz de fidelizar o cliente, este imergiu no propósito do produto vendido e além disso, é capaz de propagar sua venda.
Já a definição de imersão para jogos online é outra, existe uma definição de que a mídia televisiva, de rádio e a literatura deixem o espectador passivo, alguém que não interage, não se entrega porém, nos jogos online a imersão acontece de forma mais rápida e eficaz, o ambiente virtual simula muito bem o real com seus gráficos, sons e utilidades.
É a partir desta idéia de interferência no meio que surge o conceito de avatar: "Em computação, avatar é a representação gráfica de um usuário em realidade virtual, jogos ou outros ambientes interativos como fóruns e bate-papos. De acordo com a tecnologia, pode variar de um sofisticado modelo 3D até um simples ícone."
Mas avatar também é definido como o travestimento de alguém, uma nova face para a pessoa que interfere no meio.
Em sala a professora nos perguntou se existe avatar no personagem, entendo que exista avatar no personagem, pois, mesmo que exista um texto ou limite pré-estabelecido, a personalidade daquele que interpreta sempre estará presente alí, e portanto este interfere!
Já a definição de ciborgue no começo me confundiu um pouco, mas depois pude compreender melhor. "Ciborgue seria a junção de funções robóticas com partes humanas. O nome deriva de organismo cibernético, é uma máquina mais humanizada por possuir externamente ou internamente de tecidos humano."
Exemplos de "Ciborgues" são: a personagem Alita do animé Battle angel.
Mas ciborgue não é só isso, atualmente pode-se definir ciborgue também como alguém que se utiliza de uma máquina temporariamente para realizar um trabalho.Ou alguém com implantes. marca-passo e etc.
É muito interessante saber que temas tão interessantes e atuai se realacionam de maneira tão direta.
bibliografia:

Nenhum comentário: